Raça Girolando

Sobre a raça

Segundo relatos, o gado Girolando surgiu por volta das décadas de 1940 e 1950, no Vale do Paraíba, estado de São Paulo, quando um touro da raça Gir invadiu uma pastagem vizinha e cobriu algumas vacas da raça Holandesa, a qual predominava nos rebanhos daquela região. Ao nascerem os animais desse cruzamento, os criadores observaram que eram totalmente diferentes dos animais tradicionais daquela época. Com o tempo foram demonstrando várias características interessantes, como a rusticidade, a precocidade e, principalmente, a produção de leite.

O Girolando é especial, pois é considerado a raça mais versátil do mundo tropical, destacando a produtividade, a rusticidade, a precocidade, a longevidade e a fertilidade, além da alta capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e clima.

Responsável por aproximadamente 80% do leite produzido do país, fica evidente a afinidade do Girolando com o agronegócio do leite, desde o produtor, passando pela indústria, até chegar ao mercado consumidor.

Raça Girolando - Fazenda Sesmaria

Patrimônio genético brasileiro, fusão entre as raças Gir e Holandesa, o Girolando, soberano, competitivo e gerador de divisas, contribui de forma significativa para que o Brasil se mantenha entre os países de maior potencial de produção leiteira no mundo, principalmente entre aqueles situados na faixa tropical do planeta.

Um dos maiores atributos da raça é o vigor híbrido. Geralmente, o nível de resposta do vigor híbrido é maior para os caracteres de baixa herdabilidade, que, por sua vez, possuem maior valor econômico.

A superioridade do Girolando, que além de ter conjugado a rusticidade do Gir e a produção do Holandês, adicionou características desejáveis das duas raças em um único tipo animal, fenotipicamente soberano, com qualidades imprescindíveis para produção leiteira nos trópicos.

As fêmeas Girolando, produtoras de leite por excelência, possuem características fisiológicas e morfológicas perfeitas para a produção nos trópicos, como a capacidade e suporte de úbere, tamanho de tetas, fatores intrínsecos à lactação, pigmentação, capacidade termorreguladora, aprumos e pés fortes, conversão alimentar, eficiência reprodutiva, etc., atribuindo um desempenho muito satisfatório economicamente.

Os machos, por sua adaptabilidade e capacidade de aproveitamento de pastagens grosseiras, resistência a doenças e parasitas, velocidade de ganho de peso e etc., conseguem também desempenho comparável com qualquer cruzamento industrial específico para carne, quando colocados em situações idênticas de criação.

Por outro lado, uma significativa parte dos machos Girolando é destinada à reprodução, devido ao alto índice de seleção dos rebanhos e valor genético destes animais, fruto do trabalho realizado pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG).

Raça Girolando - Fazenda Sesmaria

Estratégia de cruzamento Girolando

Fazenda Sesmaria
Endereço

A Fazenda Sesmarias está localizada no município de Tarumirim - MG, voltada para a produção de leite a pasto e produção genética.

Enviar mensagem

Fale com a gente com agilidade pelo WhatsApp e conheça mais sobre nosso trabalho com animais de alto padrão genético.

Todos os direitos reservados a Fazenda Sesmarias Santo Antônio. Desenvolvido por Agência Salt.